Sobre

Ao longo de cerca de 3 anos, a principal preocupação do NUPECC foi estabelecer procedimentos técnicos para a identificação de documentos, sua recuperação, conservação, fichamento e disponibilização para consulta. Era importante que o NUPECC possibilitasse aos interessados matéria-prima de pesquisa que permitisse a pesquisa e a compreensão da história da Comunicação Social no Brasil, em geral e, especialmente, no Rio Grande do Sul.

Para isso, buscou-se a experiência já acumulada do Programa de Pós-Graduação em Letras e seu Centro de Pesquisas Literárias. Inclusive quanto à utilização de programas de computação capazes de permitir análises quantitativas do material disponível.

Instalado inicialmente em uma sala muito precária, que às vezes gerava inclusive problemas de saúde junto aos alunos bolsistas de iniciação científica, por causa do pó existente e acumulado ao longo dos anos nos documentos guardados, o NUPECC gradualmente encontrou espaço próprio no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social. Posteriormente, o NUPECC passou a ocupar uma sala que dispunha de ar condicionado, três microcomputadores, armários próprios, toda a infra-estrutura de caixas e envelopes para o correto acondicionamento, distribuição e identificação dos documentos, com fácil acesso por parte dos pesquisadores, graças às prateleiras de metal ali instaladas.

Com a institucionalização do Projeto Delfos, resolveu-se que os acervos já catalogados do NUPECC passariam a integrar aquelas coleções. Assim, o NUPECC foi deslocado para uma pequena sala do mesmo prédio da FAMECOS, no 3º piso, onde passou a funcionar muito mais como depósito, contando, porém, com um aparelho de ar refrigerado, as mesmas prateleiras e um computador, ora em atualização. Na cota extra de bolsistas disponibilizados para o Projeto Delfos, o NUPECC recebeu o aluno Rodrigo Adamski Parodes que, ao longo do ano, desenvolveu suas atividades, o que levou este pesquisador à decisão de apresentar um projeto específico ao Edital nº 3/BPA 2010, para retomar, de maneira mais continuada e institucionalizada, a organização das atividades do NUPECC. Buscou-se, para tanto, também, apoio da direção da Faculdade de Comunicação, tendo-se alcançado a garantia de dois monitores para o próximo ano de 2010, de maneira que o NUPECC poderá receber professores, alunos e pesquisadores interessados em mapear futuros estudos.

Nos últimos anos, ainda sob a coordenação da Profa. Dra.Maria Helena Steffens de Castro, atuaram diferentes alunos bolsistas de iniciação científica, que continuaram o trabalho de identificação, catalogação, separação, fichamento e guarda de documentos, graças ao contínuo fluxo de doações que ocorre em relação ao núcleo.